Nos recentes artigos, aponto uma forma totalmente prática e com alguns indícios teóricos sobre no que tange ao mundo como ele é hoje. De certa forma isso convalida com todas as teorias que foram expostas até o momento.
O que mais intriga é o fato de que isso torna-se um ciclo pernicioso, no qual se você não estiver consciente e não viver de modo no piloto automático, será pego, e então, se tornar mais um a sobreviver na profissão e em outras searas de sua vida.
O que vejo são muitas frases de efeito, motivação, instigação pela: Dopamina, serotonina, endorfina, frases feitas por influencers para você se sentir melhor, porém, tem um detalhe…será que essas pessoas aplicam isso na vida delas? Acordam às cinco da manhã, são produtivas e não quantitativas, fazer um monte de tarefas e não fazer nada direito? Fica essa provocação, pois é fácil implementar um modus operandi onde existe uma carência de como viver hoje em dia.
O pragmatismo daquele profissional em tornar-se um ciclo sem fim, o torna num looping infinito, limitando-se em outras ciências, apenas enxergando uma visão de mundo totalmente na forma das sensações, seguindo a filosofia de Epicuro 1.
Existem vários mundos dentro do nosso verdadeiro mundo real, o pós-curso de direito é um deles, pregam uma falsa sensação que será bem-sucedido, reconhecido, e finalmente terá um “freepass” para sua vida e estabilidade profissional. Quando na verdade você é apenas um amais no meio de 1,6 milhões de Bacharéis em Direito no país, Parabéns!
A sociedade se acomoda cada vez mais nas sensações e na perspectiva de termostatos que pouco é muito, e fazendo o seu Dever-ser é suficiente para sobreviver e encerrar sua vida como um cidadão que contribuiu para sociedade, deixando um legado para o próximo, ir a ser um pragmático também e assim a roda vai girando conforme manda a regra.
E a única forma de acordar e tomar a sua Redpill (vide Matrix) de todos os dias é manter-se ligado onde você está indo, se está no piloto automático, pois se tornar escravo do seu Senhor, é extremamente rápido, e quando perceber é tarde demais, você se tornou mais um para compor a engrenagem do mundo, e se tornar um pragmático.
sapientiam autem non vincit malitia
Post scriptum
[1] O propósito da filosofia para Epicuro era atingir a felicidade, estado caracterizado pela aponia, a ausência de dor (física) e ataraxia ou imperturbabilidade da alma. Ele buscou na natureza as balizas para o seu pensamento: o homem, a exemplo dos animais, busca afastar-se da dor e aproximar-se do prazer.
leia também: Na dúvida, estude.