A Sabedoria Dos Especialistas e suas Verdades Absolutas

No atual cenário calamitoso, no qual o mundo se encontra, as pessoas estão cada vez mais deprimidas, ansiosas e depressivas. O grande responsável por toda a situação atual é o vírus SARS-CoV-2 (COVID-19).

Mas existe um segundo possível responsável pelos estragos causados à sociedade: os “intelectuais obscurantistas”. Isso porque, no mainstream da mídia, as notícias veiculadas são as mais pessimistas possíveis, endossadas diariamente por ‘especialistas’ com previsões apocalípticas.

A Constituição Federal de 1988 assegurou a liberdade de pensamento no art. 5º, inciso IV. No mesmo artigo, inciso IX está garantida a liberdade de expressão e no XIV e no XXXIII, o acesso à informação. O art. 220 da Constituição que trata da comunicação social, inclusive, da informação jornalística, no parágrafo 2º assevera que “é vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística”.

Desta forma, em uma sociedade democrática, a informação está sujeita a ser transmitida às massas por aqueles que dominam o espaço midiático (neste ponto a internet teve um importante papel para quebrar tal dominação).

Ocorre que o mainstream da mídia é completamente enviesado e suprimiu, de todas as formas possíveis, todos e quaisquer estudos que versassem sobre outras formas de combater a disseminação do COVID-19. Diversos pesquisadores estudaram cientificamente os efeitos das medidas de lockdown adotadas por governantes de várias partes do mundo e comprovaram a ineficácia da medida. Ainda assim, ninguém conhece nem sequer uma delas, através da mídia.

A título de exemplo, o Professor de medicina de Stanford e Epidemiologista, John P.A. Ioannidis(1) fez uma pesquisa a este respeito, concluindo pela ineficácia das medidas de lockdown, quando comparados países que as adotaram com países que não adotaram tais medidas.

De igual forma, o Professor de Ciências Sociais e Jurídicas da Universidade Rey Juan Carlos, em Madrid, Antonio Sánchez Bayón (2), pesquisou sobre os efeitos da disseminação de informações negativas e anticientíficas pelo mainstream da mídia. Restaram comprovados os impactos nocivos à saúde mental e física das pessoas submetidas a essa situação.

Essa pesquisa mostrou que existe uma política de histeria em massa, diariamente endossada por estudiosos marxistas e grupos de extrema esquerda. Todos estes, ou a maior parte dos que se dizem especialistas, são midiáticos, fazem parte da intelligentsia, ou seja, seriam dotados de um saber absoluto e divino, o qual não se pode questionar – um toque de autoritarismo maquiado.

A esse respeito, o Professor, economista, filósofo político e escritor, Thomas Sowell, dirá que “eles geralmente ignoram o fato crucial de a população, em geral, ter uma quantidade muito superior de conhecimento total (no sentido mundano) do que têm as elites, mesmo quando tal conhecimento se encontra espalhado em fragmentos, individualmente insignificantes, dentre um vasto contingente populacional (3)”.

Portanto, a mídia enviesada por ideologia política, fortemente influenciada por falsos especialistas tiranos que fingem estar fazendo o bem, mas querem é se promover, os governadores que endossam políticas públicas irracionais e autoritárias, informações diárias de cenários caóticos são os motivos da atual situação calamitosa.

O vírus existe. É extremamente infeccioso. Mas, para além do vírus, existe essa ferramenta de guerra, chamada mídia, que está infectando ainda mais a população, com discursos demagógicos e com informações científicas falsas, gerando ansiedade, angústia, profunda depressão e o efeito nocebo. Sem contar, ainda, as políticas públicas irracionais adotadas por governadores tiranos.

 

 

Em conjunto com Lucas da Costa. Acadêmico em Direito, 8˚ Semestre. Estagiário no Escritório Da Costa e Nosé Advogados.

 

Ex positis:

Que as lágrimas do mundo rolem ao contrário e sirvam de colírio para que percebas o mal que, com o argumentum magister dixit, pudeste semear.

E quando estenderes a mão em busca de ajuda, para que tua tese globalista seja imposta à sociedade, poderei dissimular minha felicidade, alegar incompetência e dormir o sono dos justos. (4)

 

Referências bibliográficas:

 

(3) SOWELL, Thomas. Os Intelectuais e a Sociedade. Editora É Realizações.São Paulo. Dezembro de 2011. Pág. 36.

(4) Trecho de letra da banda Envysdust – Chegou a hora (versāo adaptada por Rafael Souza).

Artigos Científicos:

(1) IOANNIDIS, John PA. BHATTACHARYA, Jay. OH, Christopher. Assessing mandatory stay-at-home and business closure effects on the spread of COVID-19. Wiley Online Library. Vol. 51. Ed. 4. E13484. Publicado em 05 de janeiro de 2021. Disponível em https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/eci.13484

(2) BAYÓN, Antonio Sánchez. RAMOS, José Antonio Penã. BAGUS, Philipp. COVID-19 and the Political Economy of Mass Hysteria. International Journal of Environmental Research and Public Health. Int. J. Environ. Res. Public. Health 2021, 18(4), 1376. Publicado em 03 de fevereiro de 2021. Disponivel em: https://www.mdpi.com/1660-4601/18/4/1376/htm

*** Os artigos de opinião refletem somente a perspectiva do autor.

Fique por dentro das novas publicações!

Siga o Blog no Instagram e fique por dentro das últimas publicações, interaja com o conteúdo e com a comunidade!
Picture of Rafael Souza

Rafael Souza

Bacharel em Direito pela Faculdade Das Américas (FAM). Membro colaborador da Comissão dos Acadêmicos de Direito da 116a Subseção Jabaquara- Saúde da OAB/SP. Membro Assistente da Comissāo de Direito Constitucional e Filosofia e Argumentaçāo da 116a Subseção Jabaquara- Saúde da OAB/SP. Membro assistente do IGOAI (International Group of Artificial Intelligence) Colunista do Blog Justalks.

Comentários