Estudar Por notas te faz inteligente?

Muitos acreditam que a virtude está no trabalho hercúleo em absorver diversos conteúdos de forma rápida e genérica, com a intenção de se provar para o mundo que você sabe de alguma coisa, seria um “input” necessário para ser visto pela sociedade o quão “inteligente” aparenta.

Vivemos numa sociedade imediatista, tudo tem que ser célere, bonito, perfeito, porém, em tese isso acaba sendo mais um modelo da Matrix do operacional sujeito-nota. A virtude da experiência e empirismo se esvai a cada dia, deixando o estudo e sua leitura como se fosse um fast-food, sem nenhuma qualidade em absorver o que foi consumido, sendo bastante utilizado este método por alunos e profissionais do direito.

Eu mesmo, de vez em quando faço algumas “provocações filosóficas”, publico algumas imagens, usando a ironia para demonstrar o quanto é simples chegar neste objetivo “complexo” de se obter uma nota 10, ou, um Parabéns.

As pessoas tem uma necessidade de se provar para terceiros a todo momento, confunde-se publicar conhecimento e desenvolvimento intelectual com publicações mostrando sua grade curricular e suas notas. Você é capaz de fazer aquela tarefa dada num curso, na faculdade, sendo que intrinsecamente sabemos que é mais um dever seu em se comprometer naquilo em estudar e obter o seu diploma, nada mais que o processo de evolução acadêmico de qualquer aluno em nosso planeta azul.

Muitos concursos públicos e cursos de universidades, incentivam para que alunos se tornem escravos deste “prazer do fast-food intelectual”, prezam para e eficiência de comportamentos e motivações Prêt-à-porter, concursos públicos com perguntas quiz show, respostas batidas, sem realmente tirar o melhor de cada perfil, tornando-se um padrão coletivo-cognitivo. Numa sociedade dependente da aprovação geral, em busca do conhecimento líquido, vivendo preso(a) em sua própria bolha social e acadêmica.

O problema é estrutural, ainda mais com os impactos da COVID-19, causando um retrocesso de 11 anos para serem recuperados, essas crianças irão prestar para as universidades algum dia, as provas ficarão mais fáceis, as notas de corte menos rígidas, e o conhecimento fica onde? Já que uma nota 5 tá valendo!

 

Teme nosce.

Conhecete a ti mesmo.

 

POST SCRIPTUM

Com o recrudescimento da educação base, podemos comemorar, agora as notas irão triunfar perante o ID social que temos, ter um 10 significará um Nobel (em breve).

Leitura sugerida https://www.conjur.com.br/2018-nov-22/concursos-publicos-insistencia-quiz-shows

Fique por dentro das novas publicações!

Siga o Blog no Instagram e fique por dentro das últimas publicações, interaja com o conteúdo e com a comunidade!
Picture of Rafael Souza

Rafael Souza

Bacharel em Direito pela Faculdade Das Américas (FAM). Membro colaborador da Comissão dos Acadêmicos de Direito da 116a Subseção Jabaquara- Saúde da OAB/SP. Membro Assistente da Comissāo de Direito Constitucional e Filosofia e Argumentaçāo da 116a Subseção Jabaquara- Saúde da OAB/SP. Membro assistente do IGOAI (International Group of Artificial Intelligence) Colunista do Blog Justalks.

Comentários