A transformação do conhecimento é uma verdadeira constante em nossa vida, devemos estar aptos em resolver cada novo conflito que circunda o nosso mundo. Com as diversas ciências derivadas em suas respectivas profissões, in casu, o direito, tem o trabalho hercúleo em buscar resoluções que sejam de maneira eficiente, pois nossos recursos são escassos, e nosso tempo é limitado, por isso, dever-se-ia o jurista na busca de atualização constante, pelo motivo simples e ao mesmo tempo complexo, em busca da realocação de seus recursos e conhecimento, em prol de uma sociedade um pouco mais satisfeita.
Sabemos que não existe Estado perfeito, seria utópico de minha parte dizer que soluções inteligentes de agentes racionais (harmonia entre povo e administração pública e judiciário) não pacificaria todos os conflitos da sociedade, porém, uma nova forma de administração e aproximação entre povo e Estado traria resultados eficientes.
As ciências são utilizadas por métodos ultrapassados, pensamentos do século XVIII, que certamente nos remetem ao atual dogmatismo (solipsismo) na práxis in labore, e também no direito. A sociedade segue os incentivas das leis criadas, como forma de soluções e possíveis resoluções de conflitos, porém, tudo na teoria não é nada parecido como na prática.
A arte não imita a vida, o pensamento padrão (standard) se tornou um rito pétreo, resistente a todo tipo de solução fora do seu modus operandi, nos tornando prisioneiros de nossa própria mediocridade, e pelo que presencio sobre as tomadas de decisões em certos meios da sociedade, tende agravar.
O profissional em si tem todo o dever de buscar sempre sua evolução e capacitação, sair dessa “Matrix do pensamento”, buscar ferramentas que agreguem em seu conhecimento e prática, ter uma visão 360˚do que ocorre no mundo, enxergar alternativas para resolução de conflitos, projetam efetividade, porque o conhecimento hoje em dia é escasso, e devemos usar essa escassez como forma de alocar de forma eficiente para o progresso de todos.
Diante do exposto, vemos que, títulos, diplomas, certificados, notas, não irão sustentar o pensamento pragmático e seus feitos por muito tempo.
A glória do mundo é passageira!
POST SCRIPTUM
Tenhamos fé, a sociedade mudará para melhor, quando chegar no limite do pior, infelizmente.
Leitura recomendada
https://administradores.com.br/artigos/formando-profissionais-mediocres